Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/02/19 às 9h04 - Atualizado em 15/02/19 às 9h04

Programa voltado às crianças e adolescentes terá prioridade total no GDF

COMPARTILHAR

 

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) lançou nesta quinta-feira (14) o programa DF Criança. O objetivo do programa, de acordo com o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, é promover um conjunto de ações em áreas como saúde, educação e direitos humanos, envolvendo todos os órgãos do governo, bem como a sociedade civil. A solenidade, que ocorreu na Residência Oficial de Águas Claras (Roac), contou com a participação de diversas autoridades, dentre elas a primeira-dama do DF, Mayara Noronha.

 

“O governador Ibaneis Rocha me recomendou prioridade total às temáticas das crianças e adolescentes nas ações da Sejus. A presença da primeira-dama no lançamento deste programa demonstra a relevância deste tema no governo. Com certeza não faltarão esforços para as políticas públicas voltadas à infância e adolescência em Brasília”, destacou o secretário.

 

Escolhida como madrinha do DF Criança, a esposa do governador afirmou que as necessidades e demandas das crianças e adolescentes da capital serão tratadas com prioridade no governo.  “O Programa DF Criança é uma ação conjunta, que contará com uma força tarefa de todas as esferas do governo.  Nosso objetivo é identificar e ampliar o atendimento às nossas crianças em todas as áreas de carência, especialmente em saúde e educação”, afirmou Mayara Noronha. Ela anunciou no momento o projeto Roac de Portas Abertas.

 

Transversalidade

 

Presente no evento, a subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sejus, Adriana Faria, ressaltou o caráter transversal do programa. “É muito importante termos a consciência de que a responsabilidade por toda e qualquer criança e adolescente de Brasília é de todos nós. Para isso, serão criados grupos de trabalho envolvendo todas as secretarias de governo, de forma a associarmos esforços e compromissos para essa temática”, disse.

 

Dentre as diretrizes do programa estão previstas ações educativas voltadas à saúde bucal, nutricional, assim como atividades lúdicas e cognitivas. Deverão integrar o programa as Secretarias de Saúde do DF, de Educação, de Turismo, de Segurança Pública, Casa Militar, Polícia Militar do DF, as subsecretarias de Política de Direitos Humanos e de Enfrentamento às Drogas da Sejus e a Guarda Mirim do DF.

 

A cerimônia contou com a presença de crianças programa Guarda Mirim, que foram recebidos pela esposa do governador no âmbito do projeto Roac de Portas Abertas. As crianças participaram de uma série de atividades nas dependências da Residência Oficial, com direito à visita ao gabinete do governador, atividades recreativas e ações de conscientização sobre cuidados com saúde infantil.

 

A solenidade contou ainda com a presença da esposa do vice-governador do DF, Ana Paula Hoff; do Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto; do Chefe do Comando Militar do DF, Coronel Julio César Mariano; da comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Sheyla Sampaio, e do Secretário-adjunto da Sejus, Maurício Antônio do Amaral Carvalho, dentre outras autoridades e representantes da sociedade civil.