A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por meio da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes, está promovendo diversas ações para a conscientização e prevenção da gravidez na adolescência durante todo o mês de fevereiro. Nesta segunda-feira (4), a Sejus participa de uma mesa de debates na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), às 19h, para discutir o tema.
Lançada na última sexta (1º), a iniciativa reúne vários parceiros para fazer frente à ação. Nesse período, serão realizadas atividades de cunho preventivo e educativo, que serão desenvolvidas conjuntamente pelo poder público e por organizações da sociedade civil, buscando a construção de uma abordagem intersetorial do tema nos planos, programas, orçamentos e serviços do governo do DF.
De acordo com o Secretário de Justiça e Cidadania do DF, Gustavo Rocha, a Sejus compromete-se a atuar, realizando ações sistemáticas, consistentes e continuadas, ao longo do ano, visando a disseminação de informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.
”Nosso compromisso é promover a reflexão e conscientização, pautando outros órgãos do poder público para o enfrentamento desse importante problema de saúde pública, que inscreve o Brasil entre os países com maiores prevalências, sacrificando nossos adolescentes e o futuro da nação”, afirmou.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de fevereiro de 2018 revelam que, na América Latina e no Caribe, a taxa de gravidez entre adolescentes é a segunda mais alta do mundo, superada apenas pela média da África Subsaariana.
A subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes, Adriana Faria, destacou a importância de medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução dessa incidência. “A programação busca direcionar ações de conscientização aos mais diversos públicos de adolescentes”, ressaltou.
A campanha da Sejus é uma resposta à Lei nº 13.798/2019, que acrescenta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei 8.069/1990, um novo artigo instituindo a data de 1º de fevereiro para início da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.
Serviço:
Mesa de debates na OAB
Tema: Gravidez na adolescência
Data: 4/2
Horário: 19h
Local: OAB-DF