O estudante Kaio César Guimarães Venâncio da Silva, 17, concluiu em dezembro do ano passado o curso de gastronomia voltado para culinária sustentável, no Centro de Juventude de Ceilândia. Como consequência, ele passou a produzir ovos de Páscoa para garantir uma renda extra durante o período festivo de 2018. Além de vender os ovos para vizinhos, amigos e a comunidade onde mora, Kaio decidiu distribuir, como forma de agradecimento, alguns chocolates na Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (Secriança), responsável pelos Centros de Juventude.
Segundo Kaio, que sempre gostou de cozinhar, essa experiência foi muito útil, pois agora ele pode aplicar seus conhecimentos para deixar pães e bolos mais macios e inventar novas receitas. O jovem também ressalta como as aulas foram importantes para a vida profissional de colegas que já tinham experiência no ramo gastronômico. “A ideia é seguir no ramo culinário, produzindo várias receitas e lucrando com isso”, afirmou.
O curso teve 15 aulas, duas aulas por semana, totalizando 7 semanas de aula, no período de novembro a dezembro de 2017. Além da parte prática, o curso também abordou temas como a importância da comida, a melhor maneira de reaproveitá-la, higiene na cozinha e etiqueta profissional.