Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/02/18 às 10h44 - Atualizado em 28/02/18 às 10h44

Uniss

COMPARTILHAR

A Unidade de Internação de Saída Sistemática (UNISS), inaugurada em 10 de dezembro de 2013, está localizada na Região Administrativa do Recanto das Emas/DF, em área contígua à Unidade de Internação do Recanto das Emas (UNIRE). A UNISS se estabeleceu fisicamente em terreno anteriormente ocupado pelo CRESEM – Centro de Referência em Semiliberdade.

 

Para o atendimento dos parâmetros arquitetônicos e da organização adequada do espaço físico, a estrutura edificada recebeu reformas e foi adaptada às necessidades para a consecução dos objetivos socioeducativos.

 

A estrutura da UNISS é composta por quatro Casas de Convivência e possui capacidade máxima para 80 socioeducandos, em quartos que podem alojar de dois a quatro adolescentes. As Casas possuem refeitório comunitario e a Unidade também conta com uma escola e um espaço multiuso.

 

Diante da necessidade de contínuo aprimoramento das instituições dedicadas à socioeducação no Distrito Federal, a UNISS foi inaugurada como uma proposta pioneira de atendimento a adolescentes, que estão em processo de finalização de sua medida socioeducativa de internação, originários de outras Unidades do Distrito Federal, contribuindo com seu processo de reinserção sociocomunitária e de promoção de sua autonomia, tendo como referencial teórico o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE.

 

A concepção da rotina institucional da UNISS com os adolescentes busca potencializar os espaços de convivência institucionais e a reafirmação da preemência de sua reinserção na comunidade, alem da integração ao mercado de trabalho.

 

Para o atendimento desta específica comunidade, a proposta socioeducativa da UNISS foi constituída tendo como um marco referencial específico a fase conclusiva do trabalho por fases insculpido no SINASE. Esta etapa conclusiva diz respeito ao período no qual as metas estabelecidas no Plano Individual de Atendimento (PIA) do adolescente foram alcançadas e se exprimem claramente no processo de conscientização do socioeducando.

 

Também é válido afirmar que o alcance destas metas delimita a preparação do adolescente para seu desligamento institucional e o enaltecimento de sua autonomia.

 

Além de buscar garantir como escopo geral o pleno desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes, assegurando sua integridade psíquica e física, a UNISS constitui, sob os auspícios do ideário da fase conclusiva, a organização de um conjunto específico de objetivos para o trabalho socioeducativo: intensificação do contato da equipe de referência com a família do socioducando, reinserção comunitária do adolescente, integração a atividades extramuros (profissionalização, lazer, cultura, esporte e participação político-social) e revigoramento das articulações entre Unidade de Internação e rede de serviços e equipamentos públicos, entidades e instituições (centros de saúde, Vilas Olímpicas, Sistema S, entre outros), com vistas ao cuidado e orientação do adolescente e sua família.

 

Endereço: Estrada Contorno Taguatinga-Gama KM 02, Área contígua à UNIRE, Recanto das Emas/Brasília-DF.

CEP: 72.600-000
Telefones: (61) 3333-1555/ 3334-3963.