Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/02/18 às 10h40 - Atualizado em 28/02/18 às 10h40

Unire

COMPARTILHAR

A Unidade de Internação do Recanto das Emas (Unire) foi inaugurada em julho de 2006 com a sua antiga denominação – Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras (CIAGO). Durante o seu funcionamento houveram sucessivos convênios e contratos estabelecidos com entidades não governamentais até julho de 2010, quando o GDF assumiu integralmente sua gestão. São executadas na instituição as medidas socioeducativas de internação estrita e provisória, voltadas a adolescentes e jovens, entre 12 a 21 anos incompletos, de ambos os gêneros, sendo a sua capacidade máxima para atendimento de 144 socioeducandos.

 

A medida socioeducativa de internação tem como ponto de partida a responsabilização, o trabalho educativo e a restrição de liberdade. O socioeducando poderá permanecer pelo prazo mínimo de seis meses ou pelo prazo máximo de três anos, conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. No final do ano de 2011 deixou de ser Centro para se tornar Unidade de Internação do Recanto das EMAS (UNIRE). Esta mudança ocorreu devido a uma nova organização das instituições de medida socioeducativa no Distrito Federal emanado pela Subsis/Secriança (Subsecretaria do Sistema Socioeducativo do DF) em 01 de outubro de 2011.

 

A Unire tem compromisso em desenvolver um atendimento socioeducativo com a concepção e os valores baseados na união. Desta forma a sua nova denominação sinaliza o trabalho proposto que se concretiza a partir da integração da sua equipe multiprofissional de servidores(as), revelando o seu projeto socioeducativo voltado para a construção de uma comunidade socioeducativa na cidade satélite do Recanto das Emas. A partir de 24 de agosto de 2012 a Unidade passou a atender adolescentes e jovens do gênero feminino e também a executar a medida de internação provisória. Nesta data, vinte e quatro socioeducandas foram transferidas da Unidade de internação do Plano Piloto para a Unire, dando início ao trabalho voltado à questão de gênero e dentro de uma proposta de atendimento planejado e integrado.

 

A instituição segue a missão e objetivos da Secriança e da Subsis, portanto, tem como missão institucional disponibilizar um acompanhamento integral aos socioeducandos, a partir de uma atuação multiprofissional qualificada, que abarca socioeducadores, orientadores, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, objetivando o desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes e jovens acompanhados. Uma unidade socioeducativa deve ser capaz de impulsionar mudanças significativas nas vidas de seus jovens e de estimulá-los a serem protagonistas, construindo sua identidade na relação com o outro. Deve também fortalecer a sua reintegração familiar, educacional e comunitária, para que possam assumir com dignidade a condição de seres humanos e de cidadãos.

 

Endereço: Estrada Contorno Taguatinga-Gama, Km 03 – Recanto das Emas – DF | Telefone: 61 3404-3254