Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/11/19 às 17h46 - Atualizado em 29/11/19 às 19h14

“Selo Chega Mais” certifica serviços de qualidade para adolescentes do DF

COMPARTILHAR

 

A estratégia interinstitucional “Selo Chega Mais” – instituída pela Portaria Conjunta Nº 15, de 20 de agosto de 2019, entre a Secretaria de Saúde e Secretaria de Justiça e Cidadania, junto ao Fundo de População das Nações Unidas/UNFPA/ONU e a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – que atua com objetivo de qualificação e melhoria de saúde para atendimento à adolescentes, realiza nesta semana, visitas aos 19 serviços certificados.

 

Nesta terça-feira (27), foram agraciados com a instalação de placas do “Selo Chega Mais” três serviços públicos que atuam pela promoção da saúde de adolescentes no DF, em reconhecimento às atuações realizadas em 2019. Dentre as qualificações dos serviços, destacam-se: a Unidade Básica de Saúde 07 de Santa Maria, que desenvolveu ações permanentes de prevenção em saúde aos adolescentes da comunidade; práticas integrativas em escolas; terapia comunitária; oficinas de automassagem; reiki e tai chi chuan.

 

Já a equipe de Saúde da Família 239 – Gerência de Saúde de Atenção Primária do Gama atuou com serviços multiprofissionais para crescimento e desenvolvimento integral da saúde de adolescentes; especialmente prevenção da gravidez na adolescência; atendimento de pré-natal de adolescentes grávidas; fortalecimento de vínculos familiares; bem como prevenção à automutilação e ao suicídio.

 

Também foi reconhecido o serviço de Estratégia de Saúde da Família – ESF 203 na Unidade Básica de Saúde 08 no DVO do Gama, que desenvolveu integrações comunitárias com grupos de adolescentes do DVO; ações e serviços orientadas à prevenção da gravidez na adolescência; práticas integrativas; consultas individuais e cinema acompanhado de rodas de conversa sobre saúde do adolescente.

 

A concessão do Selo Chega Mais se deu por meio de adesão das equipes e/ou serviços de saúde da estrutura funcional da Secretaria de Saúde do DF ao chamamento público do UNFPA relacionados à qualificação dos serviços de saúde que atendem adolescentes. A certificação tem validade de dois anos.