Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/19 às 17h55 - Atualizado em 17/05/19 às 17h55

Sejus marca presença em ações sobre Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

COMPARTILHAR

 

Diversas atividades voltadas ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes ocorreram nesta sexta-feira (17) no Distrito Federal, com a participação da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). No Gama, a tradicional caminhada em alusão ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes- reuniu mais de 2 mil e 500 alunos de escolas públicas.

 

Segundo a subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sejus, Adriana Faria, que participou do evento, o dia instituído pela Lei Federal 9.970/00 demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes em todo território brasileiro. “A proposta do “18 de maio” é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, ressaltou Adriana, que também participou com diversos especialistas de uma roda de conversa sobre o tema na Rádio Justiça.

 

A caminhada também contou com a presença dos conselhos tutelares, Polícia Militar, Detran, Administração do Gama, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Polícia Rodoviária Federal, da Assistência Social, entre outros. “O 18 de maio ratifica a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra nossas crianças e adolescentes. Este é um crime hediondo, que rouba a infância de nossos meninos e meninas”, afirmou a conselheira e coordenadora do Gama I, Ana Maria da Mata Soares, uma das responsáveis pela mobilização no Gama.

 

As atividades de mobilização continuam neste sábado (18). No Parque Ana Lídia (Estacionamento 12 do Parque da Cidade), das 14h às 18h, ocorrerá a corrida Federal Kids – Todos Juntos com a Polícia Federal no combate à Pedofilia. Promovida com a parceria da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sejus e o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, a corrida deverá reunir 350 crianças e suas famílias. Para participar do evento, os interessados ainda podem se inscrever por meio do link: https://federalkids.com.br/evento/corrida-e-exposicao-federal-kids-etapa-brasilia-df/.