Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/03/19 às 18h04 - Atualizado em 21/03/19 às 12h37

Programa de Atendimento Integrado capacita conselheiros tutelares

COMPARTILHAR

 

 

 

Reunião nesta segunda-feira (18), na sede da Escola da Defensoria Pública do DF ( Easjur), teve como pauta o Programa de Atendimento Integrado (PAI). O programa é um canal direto da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) com os conselheiros tutelares para orientar a comunidade na busca de atendimentos diversos junto à rede pública. Para a execução do programa, a DPDF conta com a parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF), através dos Conselhos Tutelares, e da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Distrito Federal (ACT/DF).

 

O objetivo do PAI é capacitar os conselheiros tutelares oferecendo orientações sobre temas relacionados às suas atribuições e à rede de atendimento da DPDF para que seja oferecido um atendimento mais efetivo. A iniciativa possibilita a construção conjunta do fluxo de atendimento integrado. Com isso, cada conselheiro terá condições de atuar junto com a DPDF no manejo de casos de família, criança e adolescente, direcionando demandas e auxiliando a comunidade e a instituição.

 

O programa é um avanço em termos de concretização da política pública prioritária de atendimento à criança e ao adolescente, segundo o Defensor Público do DF, Evenin Avila. “A união da Sejus, dos conselheiros tutelares, da Defensoria Pública e da própria rede de atendimento à criança significa a verdadeira cooperação para o atingimento de uma melhora na prestação desse serviço”, explica.

 

Estiveram presentes à reunião os coordenadores Fábio Martins, da Unidades de Apoio Técnico e Administrativo aos Conselhos Tutelares (Counata), e Leonardo Fragola, de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca).