Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/07/19 às 17h06 - Atualizado em 1/07/19 às 17h06

Processo de escolha dos conselheiros tutelares: faltam 100 dias para a votação

COMPARTILHAR

 

A votação para a escolha dos novos conselheiros tutelares do Distrito Federal será no dia 6 de outubro, daqui a exatos 100 dias. Para garantir que tudo esteja pronto até esta data, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF trabalham para organizar todas as etapas do processo, incluindo a mobilização de candidatos e as condições técnicas e operacionais necessárias para realizar a votação.

 

O processo é composto por cinco fases: inscrição; aplicação do exame de conhecimento específico; análise da documentação do candidato e registro de candidatura; eleição e curso de formação para os eleitos.

 

O período de inscrições foi encerrado no dia 26 de junho. A prova será aplicada no próximo dia 14 pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O candidato precisa acertar pelo menos 60% das questões.

 

Após a realização do exame, é feita a análise de documentação. Os candidatos aprovados na prova devem entregar, entre os dias 27 e 28 de julho, os documentos necessários para comprovar que atendem aos requisitos exigidos no processo seletivo. Os documentos precisam ser enviados para o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), por meio do site www.cebraspe.org.br.

 

A próxima fase é a eleição. Por meio de voto direto, secreto e facultativo, a população definirá no dia 6 de outubro de 2019 os 200 conselheiros tutelares do DF. Os eleitos tomarão posse em janeiro de 2020 e serão submetidos ao curso de formação inicial, quinta fase do processo de escolha.