Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/02/19 às 14h47 - Atualizado em 18/02/19 às 14h47

Parcerias têm permitido estágio para internos do socioeducativo da Sejus

COMPARTILHAR

 

 

Uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) tem assegurado vagas de estágio para adolescentes da Unidade de Internação de Saída Sistemática (UNISS). No início deste ano, 10 adolescentes já foram selecionados para vagas de estágio e jovem aprendiz em instituições parceiras do programa denominado Projeto Criatividade.

 

“Nossa missão é promover a reintegração dos jovens em privação de liberdade com a sociedade. Para isso, é fundamental a implementação de parcerias que assegurem qualificação e acesso ao mercado de trabalho”, explica o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha.

 

Projeto

 

Além do encaminhamento para estágios, o Projeto Criatividade consiste na realização de oficinas de currículos, onde os jovens participam de palestras e debates sobre preparo para o mercado de trabalho, como postura, boa dicção, exigências de mercado, leis trabalhistas, relações interpessoais e apresentação pessoal. As atividades incluem ainda a elaboração do currículo de cada participante.

 

Oficinas 

 

As oficinas recebem em média 20 adolescentes e os encontros ocorrem sempre às terças-feiras, pela manhã e à tarde. Cada ciclo do Projeto Criatividade é composto por 10 aulas. Já foram atendidos aproximadamente 80 adolescentes nas oficinas que puderam participar de seleções em empresas importantes como Latam, Petrobras, Caixa Econômica Federal, Banco de Brasília e diversos órgãos públicos.

 

Responsável pela execução do projeto na Sejus, o subsecretário do Sistema Socioeducativo, Demontiê Batista Filho, acrescenta que muito além do preparo dos jovens para o ingresso no mercado de trabalho, a iniciativa contribui para a “ressignificação dos papeis dos adolescentes em suas famílias e na comunidade”.