Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/06/19 às 16h09 - Atualizado em 3/06/19 às 18h54

Estrutural recebe Carreta do Bebê que segue para o Varjão nesta terça

COMPARTILHAR

A Carreta do Bebê, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), esteve nesta segunda-feira (3/6) na Estrutural levando ações de saúde, rodas de conversa e assistência jurídica e psicossocial. A iniciativa faz parte da IV Semana do Bebê que teve início na última sexta-feira (31/5) com o objetivo de promover discussões sobre os direitos das crianças, gestantes e mães, além de levar várias atividades às regiões do DF que possuam maior número de crianças. Nesta terça-feira (4/6), a Carreta do Bebê estará no Varjão.

 

Dentre as ações realizadas na Estrutural nesta segunda-feira, destaca-se o atendimento odontológico com a realização do Teste da Linguinha, que consiste em um exame para diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações causadas pela língua presa que podem comprometer funções como sugar, engolir, mastigar e falar. Também foi aplicada uma técnica indiana de massagem – a Shantalla –que deixa o bebê mais calmo, além de melhorar sua respiração, entre outros benefícios.

 

“Cuidar das crianças é defender as futuras gerações, por isso devemos voltar nossa atenção à essa população”, afirmou a Subsecretária de Políticas para a Criança e Adolescente da Sejus, Adriana Faria, comemorando o sucesso da Carreta do Bebê, que já passou por Samambaia e Ceilândia com vários atendimentos.

 

Acompanharam a carreta, o administrador regional da Estrutural, Germano Guedes Leal, o chefe de gabinete da Administração, Hugo Nascimento e servidores da Subsecretaria da Criança e do Adolescente e da Subsecretaria de Segurança Institucional, da Sejus, dentre outros. “O serviço de inteligência teve como objetivo assegurar as atividades da carreta nas sete cidades para que a população possa desfrutar de maneira tranquila de todas as ações”, destacou o subsecretário da Subsecretaria de Segurança Institucional, Lurandir de Oliveira.

 

Programação

 

Nesta terça-feira (4/06), a Carreta do Bebê estará no Varjão; na quarta (05/06), na Fercal; na quinta (06/06), no Itapoã, e na sexta (07/06), em Planaltina.

 

Diversas outras atividades, como audiências públicas, seminários, palestras e exposições também estão sendo realizadas em diferentes locais do Distrito Federal. Está programada até mesmo uma carreata de carrinhos de bebê no Eixão do Lazer.

 

O encerramento será na sexta-feira (7/6), às 10h, na rampa do Congresso Nacional, onde a Frente Parlamentar da Primeira Infância receberá mamães, papais e crianças em um ato para marcar a importância dos primeiros 1000 dias de vida e da proteção à primeira infância.