Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/10/19 às 16h57 - Atualizado em 11/10/19 às 16h04

Dia das Crianças: Parque da Cidade receberá atrações para as crianças e toda a família

COMPARTILHAR

 

O Dia das Crianças será celebrado neste sábado, dia 12 de outubro, com atividades de lazer, aprendizado, brincadeiras, apresentações e muita diversão para toda a família no Estacionamento 12 do Parque da Cidade, das 9h às 13h. Promovido pelo Governo do Distrito Federal, o evento conta com parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e também oferecerá informações e orientações para os pais sobre diversos temas, como aleitamento materno, hábitos saudáveis, cultura de paz, promoção da saúde e prevenção de acidentes.

 

“A ideia é proporcionar um dia de alegria e aprendizado. Também vamos aproveitar esta oportunidade para dialogar e levar algumas dicas para as famílias sobre assuntos importantes relacionados ao desenvolvimento das crianças”, destacou o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha.

 

Para trazer felicidade aos pequenos haverá brincadeiras populares e diversão. A programação inclui corda, arcos e balões, jogos desportivos, capoeira, iniciação ao kung Fu, dança, banho de espuma, doação de 250 pipas e cachorros policiais para interagir com as crianças. Além dessas ações, tem o momento de estimular o aprendizado com jogos interativos de educação ambiental, contação de história, mala do livro, aula de primeiros socorros em crianças acidentadas, atividades físicas e meditação.

 

Segundo a subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sejus, Adriana Faria, as brincadeiras devem fazer parte da rotina de qualquer criança porque são elementos fundamentais para seu desenvolvimento. “Brincar e se divertir são direitos previstos, inclusive, no Estatuto da Criança e do Adolescente. Neste evento, as meninas e meninos terão a oportunidade de participar de brincadeiras e atividades que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e fortalecem o vínculo das crianças com sua família, outro importante fator para o crescimento saudável”, concluiu.

 

No evento, serão realizadas ainda oficinas de escovação, de brinquedos recicláveis de kumihimo – entrelaçamento de linhas -, de dobradura e origami, de massinha de farinha de trigo, de pintura com giz de cera, pintura de rosto e de brinquedos com materiais recicláveis.

 

São parceiros dessa ação junto com a Sejus as secretarias de Saúde, da Mulher, de Educação, de Agricultura, do Meio Ambiente e de Cultura. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, a Defensoria Pública do DF, Corpo de Bombeiros Militar do DF, Polícia Militar do DF, Departamento de Estradas de Rodagem do DF e a Empresa Brasil de Comunicação.

 

Doação de livros e brinquedos: Já estão sendo distribuídos os brinquedos e livros arrecadados na campanha “Vem Brincar Comigo” para as instituições que atendem crianças em situação vulnerável, cadastradas no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA/DF) e indicadas pelas administrações regionais. A ação foi liderada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha, e coordenada pela Secretaria de Governo, com o apoio da Sejus.