7/06/19 às 15h40 - Atualizado em 10/06/19 às 16h57

Crianças participam de ato de encerramento da IV Semana do Bebê no Congresso Nacional

Foto: Luiz Alves_Ascom/Sejus

Muitas crianças, diversão, arte e brincadeiras marcaram o encerramento da IV Semana do Bebê no Distrito Federal em cerimônia promovida pela Frente Parlamentar da Primeira Infância, nesta sexta-feira (7/6), no Congresso Nacional. O ato, que contou com a presença da Subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), Adriana Faria, teve por objetivo ressaltar a importância dos primeiros 1000 dias de vida no desenvolvimento das crianças.

Entre as ações promovidas pela Sejus durante a Semana do Bebê, a Carreta do Bebê foi um dos destaques, percorrendo 7 cidades do DF- Samambaia, Ceilândia, Estrutural, Varjão, Fercal, Itapoã e Planaltina – levando ações de saúde, assistência jurídica e psicossocial, além de apresentações artísticas, brincadeiras, palestras, oficinas e rodas de conversa. Também foram realizadas audiências públicas, seminários, palestras e exposições em diversos locais do Distrito Federal.

“A Semana do Bebê cumpriu o seu papel de colocar os interesses da criança em pauta em todo o Distrito Federal sensibilizando a sociedade para a importância de priorizar o desenvolvimento integral da criança na primeira infância”, destacou Adriana Faria. “Superamos nossas expectativas. Contamos com grande adesão de mães e de crianças que se sentiram reconhecidas, respeitadas e queridas com as atividades promovidas pela Sejus”, comemorou, ao mesmo tempo que agradeceu a participação dos parceiros da Sejus para a realização da Semana do Bebê: Secretarias, Administrações Regionais, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF (CDCA), Defensoria Pública, Vara da Infância, Organizações Sociedade Civil e outros atores na defesa dos direitos da Criança.

Crianças das escolas do Varjão, Estrutural, Paranoá e Plano Piloto também participaram do evento, que reuniu ainda parlamentares e representantes da Vara da Criança e da Juventude, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal de Justiça do DF e Tocantins (TJDFT), Defensoria Pública, dentre outras instituições. Para a diretora da Vara da Criança e da Juventude do DF, Simone Resende, as crianças devem sempre estar em primeiro lugar, pois “ são elas que vão garantir um melhor futuro para o Brasil”. O ato teve início com a subida das crianças à rampa do Congresso e prosseguiu com contação de histórias, pronunciamentos e foi finalizado com a apresentação de dança inclusiva de crianças com deficiência do Instituto AvivArte.

Saiba mais

Desde o ano de 2000, no mês de maio, acontece em vários municípios a “Semana do Bebê”, que já está em sua quarta edição no DF. A semana foi idealizada pelos professores de Medicina da ULBRA, Odon Cavalcanti e Salvador Célia e pelo radialista canelense Pedro Dias. Ela foi sistematizada pelo UNICEF como uma das principais estratégias para assegurar a atenção adequada a crianças até 6 anos de idade.