Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/19 às 17h30 - Atualizado em 5/08/19 às 17h30

Campanha de amamentação tem participação da Sejus

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) esteve presente no lançamento da campanha Agosto Dourado, no domingo (4/08), no Parque da Cidade, em Brasília. A campanha abre a Semana Mundial do Aleitamento Materno, instituída em agosto. No DF, o mês inteiro é dedicado a esclarecer as mulheres, seus companheiros e a sociedade sobre a importância da amamentação.

 

Ao lado da primeira-dama do DF, Mayara Noronha, madrinha do Agosto Dourado, o governador se comprometeu a montar um plano com a Secretaria de Saúde (SES/DF), para instalar uma sala de amamentação em todos os órgãos do GDF. “Dentro da nossa realidade e da importância do tema, vamos buscar os espaços, principalmente nas secretarias mais movimentadas e atender o pedido”, afirmou.

 

As atividades da Sejus no evento foram realizadas sob a coordenação da Primeira Infância da Subsecretaria de Políticas para Criança e Adolescente. Foram promovidos no local oficina de amarração de Sling (carregador de bebês, que amolda o bebê numa posição confortável e anatômica junto ao corpo da mãe, pai, avós); doação de Slings; Sling Dance; distribuição do Marco Legal da Primeira Infância; demonstração de objetos lúdicos e criativos para estimulação de crianças com material reciclável; oferta de jogos, brinquedos e brincadeiras e releitura de obras de arte com o tema da amamentação.

 

“Foi com muita alegria que a Sejus, através da Subsecretaria de Política da Criança e Adolescente, em especial a equipe da primeira infância, participou desse evento tão importante. Foi um dia lindo, com centenas de mães e seus bebês, em prol dessa causa de ouro, a importância do aleitamento materno, fundamental para a saúde do bebê e da mãe e para o fortalecimento do vínculo afetivo. Que essa campanha sensibilize toda a sociedade, para que todos incentivem e apoiem as mães para que amamentem seus bebês”, ressaltou Patrícia Costa, coordenadora da 1ª Infância da Subsecretaria da Sejus.

 

As políticas públicas de incentivo à amamentação no Distrito Federal são realizadas durante todo o ano – razão pela qual o DF já se tornou referência em aleitamento materno. O índice nacional de mães que amamentam seus bebês exclusivamente com leite materno é de 49% e sobe para 61% no DF, onde 65% das crianças de até um ano são amamentadas, enquanto no Brasil a taxa é de 50%.