Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/02/20 às 16h09 - Atualizado em 4/02/20 às 16h09

Assinado compromisso para criação de Grupo de Trabalho para prevenção da gravidez na adolescência

COMPARTILHAR

 

Foi assinado, nesta terça-feira (4), documento para criação do Grupo de Trabalho Intersetorial sobre prevenção da gravidez na adolescência, que será coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e terá a participação das secretarias de Educação, Saúde, Juventude e Mulher, além da Defensoria Pública do Distrito Federal.

 

O termo de compromisso foi assinado durante solenidade de lançamento das iniciativas da Sejus sobre o tema, que neste ano traz o mote “Gravidez na Adolescência: Educar para Prevenir”. São ações de conscientização sobre os impactos da gestação precoce, paternidade responsável e superação de desafios nos projetos de vida de mães e pais adolescentes.

 

A proposta é que o Grupo Intersetorial possa formar multiplicadores das medidas educativas e preventivas, contribuindo para que o Distrito Federal possa reduzir em 50% o índice de gravidez na adolescência até 2023.  No DF, nascem por dia 12 bebês de mães com idades entre 10 e 19 anos. Apenas em 2018, 4.200 adolescentes tiveram filhos, o que representou 11,78% dos partos realizados.

 

“É uma meta audaciosa, mas é possível se unirmos forças para isso. De quem é a responsabilidade por uma adolescente grávida? É de todos nós: família, sociedade e Estado”, afirmou a subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sejus, Adriana Faria. E completou: “Estamos aqui assumindo um compromisso com pessoas comprometidas. Vamos juntos pensar em ações que possam mudar essa realidade”.

 

De acordo com a subsecretária, o trabalho da Sejus não se restringe à Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, mas serão continuadas ao longo de todo ano. Em 2019, foram promovidas rodas de conversas nas escolas das cidades atendidas pelo programa Sejus Mais Perto do Cidadão e nas unidades socioeducativas.

 

Participaram do evento também a secretária da Mulher do DF, Ericka Filippelli, o secretário da Juventude, Léo Bijos, a defensora Pública-Geral, Maria José De Nápolis, a representante da Secretaria de Educação, Janaína Almeida, e a representante da Secretaria de Saúde, Moema Campos.

 

Semana

 

Instituída pela Lei nº 13.798/19, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência é celebrada anualmente no período que inclui o dia 1º de fevereiro. A data, que conta com campanha de conscientização, tem o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Acesse aqui a programação completa

 

 

FOTOS

 

Acesse as fotos do evento no FLICKR da Sejus